Com a chegada do período chuvoso, o descarte irregular de lixo em vias públicas ocasiona graves problemas urbanos, como o entupimento de bocas de lobo e das redes de drenagens, dificultando o escoamento das águas pluviais e potencializando o risco de alagamentos.
Para evitar essa situação, tanto a Prefeitura quanto a população devem fazer sua parte. Na região Ressaca, cerca de 21 toneladas de resíduos são recolhidas semanalmente, o que representa um esforço constante para manter as ruas limpas e seguras. Desde setembro, também já foram realizadas a limpeza de cerca de 450 bocas de lobo.
Além disso, a região conta com três Ecopontos, localizados nas ruas Carlos Pinheiro Chagas (Balneário do Ressaca), Quatro (Oitis) e Mandarim (Novo Boa Vista). Esses pontos oferecem uma alternativa para o descarte correto de materiais como entulho, móveis, eletrônicos, pneus e outros itens que, quando descartados em locais inadequados, acabam contribuindo para aumentar os riscos de alagamentos.
“Estamos trabalhando para manter a região da Ressaca limpa e segura. O apoio dos moradores é fundamental para isso. É muito importante que todos utilizem os Ecopontos e denunciem o descarte irregular. Essa é uma responsabilidade de todos para evitar os alagamentos e manter a região organizada”, enfatizou o administrador da Regional Ressaca, José Carlos de Menezes.
Morador no bairro São Joaquim, Paulo de Souza, vivenciou de perto o problema após uma forte tempestade. “As pessoas jogam entulho e lixo perto das bocas de lobo, e com a chuva, a água não tem para onde ir. Já vi minha rua alagar várias vezes, e a situação só melhora quando todos ajudam e fazem a sua parte. Outra moradora, Ana Lúcia, do Parque Recreio, destacou a importância de sensibilizar a comunidade para o descarte consciente. “Se cada um fizer a sua parte e denunciar o descarte irregular, vai ser mais fácil manter o bairro em boas condições. É questão de educação e cuidado com o que é nosso,” afirmou ela.
Para colaborar com a fiscalização e evitar danos ao bairro, os moradores podem denunciar práticas de descarte irregular pelo WhatsApp, no número (31) 97313-0018, ou pelo e-mail limpeza.urbana@contagem.mg.gov.br.